MESPR - Movimento de Evolução Social, Político e Religioso

MESPR - MOVIMENTO DE EVOLUÇÃO SOCIAL, POLÍTICO E RELIGIOSO

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

ÉTICA CRISTÃ

O sistema da ética cristã precisa da aceitação da responsabilidade individual, e isto de fato é a base para a origem e função do senso moral. Qualquer indivíduo adquire muito do seu sistema ético através da sociedade, representada primeiro por um pai, depois por um meio social sempre em expansão. Isso foi freqüentemente tomado como base para deslocar a responsabilidade do indivíduo concreto para essa entidade confortavelmente abstrata chamada “sociedade”.

Embora um traço de verdade possa estar em jogo, a julgar pela aparência, o máximo da contradição é alcançado quando a sociedade é culpada por um indivíduo ser anti-social (o fato de a sociedade ter manifestado ao indivíduo um aspecto tão antiético que ele está certo em ser anti-social: “malandro” ).
 
Sobre a natureza dos problemas de princípios está a distinção entre o bem-estar do indivíduo e o do grupo social. Existe uma analogia que usualmente promove o bem-estar, tanto do grupo como dos indivíduos que o constituem, mas que pode favorecer indivíduos à custa do grupo.

Uma decisão cristã freqüentemente requer um compromisso entre os dois. Isto está relacionado com a longa história evolucionária da individualização e socialização. A avaliação em critérios éticos cristãos é desejável e, com o tempo, é provavelmente necessária à sobrevivência, pois almeja justiça social.

É chegado, todavia, o momento de enfrentar corajosamente o mal chegando a essa ferida urbana a ponta de fogo que a cicatrize. A sociedade tem o dever de amparar aqueles que tombam no caminho. E não é preciso que o vencido se exiba em público para mostrar o seu infortúnio.

Vejam –
www.ed10alemao.wordpress.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será que é vergonha roubar mas não poder levar?
www.lucaslepalemao.spaces.live.com

Consciência

Fora corrupção.Vamos viver, pelo menos, com decência!!! A formação política dos chilenos, como de todos os hispano-americanos do começo do séc. XIX, era algo de uma ineficiência gritante. Quase que sem transição, viram-se esses povos donos de seus destinos, sem preparo para a difícil tarefa de governar. Surgiram à tona todas as AMBIÇÕES.