MESPR - Movimento de Evolução Social, Político e Religioso

MESPR - MOVIMENTO DE EVOLUÇÃO SOCIAL, POLÍTICO E RELIGIOSO

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Uma mobilização mais ampla - USIMINAS

Marcos Clemente Santini – Diretor Presidente – A Tribuna

Ao contrário do que se esperava, a mobilização contra o fechamento da unidade de produção de aço na Usiminas em Cubatão, programada para a última quarta-feira (11/11), foi marcada por incidentes e confrontos. Para assegurar que os funcionários não fossem impedidos de entrar nas dependências da fábrica, a Usiminas conseguiu na Justiça do Trabalho de Cubatão uma liminar que garantia intervenção policial se houvesse bloqueio dos portões de acesso aos empregados.

A Polícia Militar antecipou-se aos sindicalistas, e agiu para cumprir a decisão judicial. Houve incidentes a partir do momento em que viaturas do Batalhão de Ações Especiais (Baep) saíram de dentro da usina para escoltar os ônibus que traziam trabalhadores para o turno da manhã, com disparo de bombas de gás de efeito moral e spray de pimenta. Aconteceu corre-corre geral, e o pânico gerado fez com que a Cavalaria e a Tropa de Choque da PM também interviessem, tendo sido registradas três prisões de sindicalistas, que foram levados ao 1º Distrito Policial de Cubatão.

A Polícia alega que agiu rigorosamente nos termos da lei, sem excessos, e o uso escalonado da força ocorreu apenas após a desobediência dos manifestantes em manter livre o acesso à Usina. O efetivo mobilizado – 150 homens, de três cidades da região, e mais de 30 viaturas – se justificaria em face dos riscos que cercavam a operação, que, além de impedir uma eventual invasão da fábrica, ainda buscava garantir que não acontecessem bloqueios nas rodovias próximas.

O balanço da manifestação não foi positivo. O confronto com as forças policiais não colabora com o principal objetivo do esforço de mobilização que vem sendo desenvolvido a partir do anúncio do fechamento da unidade, com a demissão de pelo menos 4.000 trabalhadores. Ao contrário, afasta setores importantes, cuja presença e participação são fundamentais para criar um ambiente favorável às negociações com a empresa e sensibilizar as autoridades para buscar soluções para o grave problema que se avizinha.

A estratégia adotada não foi a melhor. Promover assembléia de trabalhadores na porta da fábrica, como se a questão fosse de reajuste salarial, mostrou-se equivocada. Muito mais eficiente teria sido mobilizar toda a população nas cidades da Baixada Santista – com a presença da classe média, de estudantes, de empresários, de donas de casa – para expressar o inconformismo e a preocupação de todos.

A questão não envolve apenas os trabalhadores e seus sindicatos. Diz respeito à sociedade e vai além dos limites regionais, precisando assim ser divulgada em todo o País. Perdeu-se uma oportunidade de mostrar força e coesão nessa luta, que será longa e difícil, e novas manifestações foram suspensas. É preciso manter a mobilização, mas a estratégia precisa ser repensada.


Éd Alemão

Os Estados Unidos não ganhou a guerra mundial à toa. Ele e seus aliados que dão as cartas do jogo. Vão comprar o petróleo, o aço, a soja, o milho, etc no preço que eles queiram pagar, e fim de papo. Os árabes estão explodindo tudo, querem melhor preço no seu petróleo. Para o Brasil só resta rezar e ir morar debaixo dos viadutos, já que até barraco na favela está caro.

Quando eu trabalhava no antigo Banco Sul Brasileiro no período da abertura política, transição da ditadura para a democracia, eu vi várias falências. O nosso banco se salvou devido a estatização, passando para o nome de Meridional. O governo assumiu a bronca. Foram várias manifestações com passeatas até Brasília. Cubatão vai deixar de existir. A cidade vai virar deserto. O governo não tem como assumir esta bronca. Cadê os R$ 2,3 bilhões emprestados para a Usiminas via BNDES, entre 2006 e 2011, para modernizar e ampliar as usinas de aço em Cubatão e Ipatinga (MG)?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será que é vergonha roubar mas não poder levar?
www.lucaslepalemao.spaces.live.com

Consciência

Fora corrupção.Vamos viver, pelo menos, com decência!!! A formação política dos chilenos, como de todos os hispano-americanos do começo do séc. XIX, era algo de uma ineficiência gritante. Quase que sem transição, viram-se esses povos donos de seus destinos, sem preparo para a difícil tarefa de governar. Surgiram à tona todas as AMBIÇÕES.