MESPR - Movimento de Evolução Social, Político e Religioso

MESPR - MOVIMENTO DE EVOLUÇÃO SOCIAL, POLÍTICO E RELIGIOSO

sexta-feira, 22 de abril de 2011

MEU POVO MASSACRADO

“Governar um povo é cuidar dos seus filhos” – SENSITIVISTA.

É de se lamentar que não tenhamos sido vencidos por César ou Alexandre! Tão grandes transformações haveriam efetuado. Nossas qualidades naturais teriam sido consolidadas, introduziriam conhecimentos acerca do cultivo das terras e das artes, nos dariam também as virtudes gregas e romanas. Que progresso teria alcançado nossa civilização se houvesse estabelecido um clima de fraternidade e simpatia?

Mas, ao contrário, nós tivemos só exemplos de desregramentos e abusos. Aproveitaram a nossa ignorância e inexperiência, e nos ensinaram a prática da traição, da luxúria, da avareza, e fomos impelidos a atos de crueldade e de inumanidade. Tudo pelo dinheiro. Nós fomos exterminados cruelmente.

Nunca a ambição incitou a tal ponto os homens a tão horríveis e revoltantes ações em Cuzco
e México. Fomos trucidados tudo por causa do ouro, pérolas e pimenta. Os espanhóis enviados pelo rei de Castela, ao qual o papa, representante de “Deus” outorgara a dominação.

Eles queriam impor sua religião acrescentando ao discurso algumas ameaças. A impressão que tivemos era de que este rei deles fosse indigente e necessitado devido à tamanha
ambição. Os espanhóis mandaram queimar vivos em uma só fogueira 460 dos nossos, depois se confessavam para o seu Deus. Agora, precisamos saber, se era como testemunho de sua justiça por não sermos católicos ou para seu Deus perdoar tamanha barbárie?

Se estes bárbaros tinham a intenção de propagar sua religião, deviam pensar que não é de território que ela precisa apossar-se e sim de almas. Esta carnificina só poupavam os que lhe iriam servir de escravos na exploração das minas.

                                       Montezuma (em espírito)

Vejam –
http://www.ed10alemao.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será que é vergonha roubar mas não poder levar?
www.lucaslepalemao.spaces.live.com

Consciência

Fora corrupção.Vamos viver, pelo menos, com decência!!! A formação política dos chilenos, como de todos os hispano-americanos do começo do séc. XIX, era algo de uma ineficiência gritante. Quase que sem transição, viram-se esses povos donos de seus destinos, sem preparo para a difícil tarefa de governar. Surgiram à tona todas as AMBIÇÕES.