Uma discussão sobre os pontos positivos e negativos da tecnologia
O ambiente profissional
sempre foi um reflexo da nossa sociedade: como nos portamos, como utilizamos
ferramentas para sermos produtivos, como contamos com colegas de trabalho e
colaboradores para conseguir a melhor qualidade com a maior eficiência
possível.
Mas
o uso da tecnologia para a transformação digital em empresas está mudando essa
dinâmica com uma velocidade inédita na
história. Como profissionais de TI estão no centro dessa nova era, é importante
que você assuma esse papel para conduzir um negócio no caminho certo.
Que
tal, então, conversarmos um pouco sobre o assunto? Neste artigo, queremos
apresentar um pouco dos pontos positivos e negativos da tecnologia e como sua
influência na sociedade está diretamente ligada ao seu trabalho. Vamos lá?
Pontos positivos: o uso da tecnologia como impulsionadora de
novos negócios
Não
há como negar que a tecnologia se tornou base para uma reformulação completa em
produtividade, operação e gestão de negócios, um movimento resumido no mercado
como transformação digital.
A
cada nova startup disruptiva, cada grande empresa que consegue se reinventar,
as vantagens de partir da TI para o desenvolvimento de novas estratégias
corporativas se mostram mais importantes para o nosso futuro.
Veja
alguns exemplos de como o uso da tecnologia influencia positivamente nossas
relações empresariais e humanas — dentro e fora do escritório:
Um novo mercado digital
A
transformação pela qual empresas de todos os setores estão passando é uma
consequência direta da influência da tecnologia na sociedade. O público hoje
busca mais do que apenas consumir uma marca, já que ele tem a possibilidade de
interagir com ela e participar do desenvolvimento de produtos e serviços que
vai adquirir no futuro.
Por
isso, a tecnologia traz novas oportunidades para uma empresa. Com canais de
comunicação abertos e foco na experiência do cliente, é possível partir de
ferramentas de interação para encontrar novos nichos e necessidades não
atendidas e abraçar novos públicos.
É
também hora de se preparar para mudanças de estratégia rápidas e interações
cada vez mais constantes. Com a pulverização de novas ideias viáveis e a
volatilidade na demanda, a tecnologia é a base para que um negócio consiga se
reinventar de uma temporada para outra.
Colaboração como foco da produtividade
E
parte dessa capacidade de atenção a novas demandas e expansão em nichos está na
forma como os funcionários trabalham. Assim como o uso da tecnologia está
mudando o jeito de nos conectarmos como sociedade, no ambiente de trabalho, a
colaboração pode se tornar um foco importante de produtividade.
Sistemas
geridos pela nuvem são uma plataforma perfeita para incluir todos os
departamentos em um único ambiente. O que se ganha com essa nova estrutura é o
compartilhamento de ideias, discussões multidisciplinares e um tempo melhor
para resolução de problemas. Tudo isso tornará a empresa que não investe em
tecnologia obsoleta e incapaz de competir no mesmo nível.
Gestão inteligente
Novos
sistemas não servem apenas para conectar pessoas, mas para conectar dados e
processos que incluem inteligência na gestão de um negócio.
É
aqui que a TI se torna mais importante, talvez o departamento mais influente
nas empresas do futuro. O uso de tecnologia no trabalho é o caminho para
coletar e analisar dados em uma escala que nunca foi possível, criando novas
estratégias de negócio para impulsionar a empresa sem grandes custos de
expansão.
Esse,
portanto, é o momento em que o gestor de TI precisa assumir a frente de novos
investimentos em infraestrutura de qualidade e
serviços tecnológicos que complementem seu sistema. A tecnologia se torna o
caminho mais curto para a consolidação por eficiência, experiência e rapidez na
hora de atender aos desejos do público.
Pontos negativos: os desafios que o uso da tecnologia apresenta
ao profissional de TI
Não
existe plano, ferramenta ou estratégia que tenha apenas vantagens. Da mesma
forma, existem sempre pontos positivos e negativos da tecnologia. A sua
influência na sociedade é crescente e inevitável, mas, por isso mesmo,
precisamos atentar aos perigos que ela pode trazer para nossa privacidade e
individualidade.
E
as mesmas preocupações de nós como indivíduos estão presentes dentro das
empresas. O que um profissional de TI pode fazer é não resistir à transformação
digital, mas se preparar para minimizar seus impactos potencialmente negativos,
como estes:
Interações mais distantes
Se,
por um lado, a colaboração entre pessoas se torna plena em um sistema
informatizado, o avanço da tecnologia diminui a interação pessoal, que, muitas
vezes, é crucial para o sucesso de uma empresa — como aquele feeling ou
brainstorming que só se consegue com a equipe discutindo junta, em um mesmo
espaço.
Nesse
cenário, o que a TI pode fazer é criar uma estrutura de produção capaz de
incluir os dois momentos: reuniões abertas, em que todos conversem juntos, e o trabalho remoto, para que seus
membros sejam eficientes de onde estiverem.
Se
essa distância é uma questão humana da nossa sociedade, nós precisamos atuar
ativamente para diminuir seus pontos negativos.
Segurança da informação
Essa
é a maior preocupação em empresas que se transformaram digitalmente. O erro de
interpretação nesse caso — de muitos profissionais e de nós em nossas vidas
pessoais — é de que evitar essa transição para a nuvem vai nos manter mais
seguros.
A
verdade é que em pouco tempo essa não será uma opção. Uma empresa que não
investir em seus dados não conseguirá competir de igual para igual. Por isso, o
importante é ter fornecedores de confiança e apoio de empresas especializadas.
Só assim, a TI se prepara para os riscos envolvendo tecnologias sem perder as
suas vantagens.
Inteligências artificiais como competidoras
Talvez
nem o profissional de tecnologia mais otimista previsse um avanço tão rápido da
inteligência artificial no ambiente de trabalho. Hoje, a análise de Big Data e
uso de Machine Learning são a base do Business Intelligence. O que isso vai
significar para o seu emprego?
Por
mais amedrontador que possa parecer, na verdade, se você se preparar para
a implementação corporativa dessas tecnologias, evoluindo com elas, só terá a
ganhar profissionalmente.
Isso
porque pessoas especializadas nesse campo de atuação tecnológica serão, em um
futuro próximo, as mais valorizadas por empresas de todos os setores. Você pode
usar essa capacidade para investir em estrutura e
processos eficientes onde trabalha e crescer com a companhia.
Ou
seja, tanto para tornar a sua empresa uma referência no mercado de
transformação digital quanto para encontrar novas oportunidades de trabalho que
valorizem o seu talento, o uso da tecnologia deve ser o ponto de partida.
Portanto,
abrace os pontos positivos e negativos da tecnologia — use as vantagens para
crescer e prepare-se para lidar com os desafios. É assim que você e a sua
empresa poderão se consolidar neste novo mundo.