MESPR - Movimento de Evolução Social, Político e Religioso

MESPR - MOVIMENTO DE EVOLUÇÃO SOCIAL, POLÍTICO E RELIGIOSO

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Inteligência Inata da Alma?

Nossa inteligência não vem armazenada na alma quando nascemos. Nada está no cérebro sem antes ter passado pelos sentidos. Da nossa vivência. Nascemos com um cérebro totalmente virgem. Não nascemos com nenhuma ideia inata. Experimentando as coisas é que obteremos o conhecimento. São defensores desta teoria empirista: John Locke, Berkeley, Hume, Stuart Mill.

Eles se contrapõem ao racionalismo que se confere na teoria do inatismo, que prega que o conhecimento é inato da alma que teria um repositório de informações conferidas por Deus. Diz ainda, que o conhecimento é recordar-se daquilo que nossas almas imortais que habitavam o Além já sabiam, mas que ao nascer nos esquecemos. Seus defensores: Platão, Sto Agostinho, Descartes.

É uma das questões mais antigas que não tem resposta - De onde vem esta fonte do conhecimento humano?

Uma boa pergunta que confronta o inatismo é: Porque então todos nós não adquirimos ou alcançamos os mesmos estágios de conhecimento ou tecnologia? Porque os europeus desenvolveram a ciência, enquanto os índios que habitavam às Américas, não? Isso faz crer na experiência e no seu estudo, e não que é algo da Alma. Deus não desproveria de conhecimento toda uma Nação para ser dizimada por colonizadores mais evoluídos em conhecimento.

VEJAM
www.ed10alemao.wordpress.com 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será que é vergonha roubar mas não poder levar?
www.lucaslepalemao.spaces.live.com

Consciência

Fora corrupção.Vamos viver, pelo menos, com decência!!! A formação política dos chilenos, como de todos os hispano-americanos do começo do séc. XIX, era algo de uma ineficiência gritante. Quase que sem transição, viram-se esses povos donos de seus destinos, sem preparo para a difícil tarefa de governar. Surgiram à tona todas as AMBIÇÕES.